quinta-feira, 13 de março de 2014

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS ALFABETIZADORES - Lajes/RN

RN ALFABETIZADO
AJAI – TURMAS de LAJES/RN
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS ALFABETIZADORES

Marcos A. Nunes
Coord. Lajes/RN

Temática: A marca do trabalho na vida dos jovens, adultos e idosos.

Os alunos da AJAI, em sua maioria, são trabalhadores e, muitas vezes, a experiência com o trabalho começou em suas vidas muito cedo.
Nas cidades, seus pais saíam para trabalhar e muitos deles já eram responsáveis, ainda crianças, pelo cuidado da casa e dos irmãos mais novos. Outras vezes, acompanhavam seus pais ao trabalho, realizando pequenas tarefas para auxiliá-los.
Nas regiões rurais, a participação no mundo do trabalho começa ainda mais cedo: cuidar da terra, das plantações ou da criação de animais; auxiliar nos serviços caseiros. Muitas vezes, acompanhando os pais e irmãos mais velhos, é comum encontrar um grande número de crianças e jovens já mergulhados no trabalho.
Sem dúvida alguma, o tema TRABALHO tem um lugar especial na AJAI e deve importar ao trabalho das alfabetizadoras.
Entretanto é preciso lembrar que o trabalho experimentado pelos alunos não passa nem de longe pelo trabalho como atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza e se aperfeiçoa. O trabalho que conhecem é na maior parte das vezes repetitivo, cansativo e pouco engrandecedor.
Vale pensar, por exemplo, na quantidade de saberes que cada um destes alunos-trabalhadores possui em função das atividades que realizam ou realizaram. Saberes, certamente, não-escolares, mas saberes. Saberes a partir dos quais novos conhecimentos poderão ser construídos.
Uma tarefa fundamental para o alfabetizador é conhecer que saberes e habilidades os alunos e alunas desenvolveram em função do seu trabalho.

Vejamos uns exemplos:

ALFABETIZANDO
TRABALHO ATUAL
SABERES ENVOLVIDOS
Jonas Macário
Servente de pedreiro
Medidas de peso; Domínio de área, volume; Visão espacial e estética; Materiais, produtos e quantidades; Domínio do tempo; Noções de misturas, proporções.
Paula Valadão
Babá
Nutrição; Saúde; Comunicação; Desenvolvimento das crianças; Canções, histórias, brincadeiras infantis.
Manuel Feliciano
Vendedor de verduras
Dar preço; Argumentar para vender; Dar troco; Calcular lucro/prejuízo; Propaganda/estratégia de venda.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno1.pdf e  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com:materiais-didaticos&Itemid=913

Nenhum comentário:

Postar um comentário