GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - SEEC
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
PROGRAMA RN ALFABETIZADO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY
RELATÓRIO DE CONCLUSÃO – TURMAS DE
LAJES/RN
10ª ETAPA
Marcos Antonio Nunes
Coordenador alfabetizador
MAIO – 2014 LAJES/RN
APRESENTAÇÃO
O presente relatório
contem recortes da 10ª edição do Programa RN Alfabetizado 2013/2014, o qual
traz nas páginas a seguir a relação dos alfabetizadores e suas turmas na cidade
de Lajes/RN, são 09 (nove) turmas, 06 (seis) na zona urbana e 03 (três) na zona
rural. Veremos que os alfabetizadores se esforçaram para desenvolver
adequadamente suas funções e por isso houve experiências marcantes, e nessas
experiências, houve uma alfabetizadora que se destacou pelo empenho e dedicação
nas atividades.
Esta etapa proporcionou
várias lições de vida, assim como aventuras para serem lembradas e também o que
se deve esquecer. Tivemos bons aprendizados o que de certo modo contribuiu para
a redução do analfabetismo em nosso estado e assim chegamos com saudades ao fim
desta etapa.
RELAÇÃO DE ALFABETIZADORES – Lajes/RN
Nº
|
Alfabetizadora
|
Código da
Turma
|
Local da
turma
|
Ambiente
de funcionamento
|
01
|
Bruna
Thatiane L. dos Santos
|
709069
|
Zona urbana
|
E.E. Olímpio Procópio
|
02
|
Célia
Maria dos S. de Lima
|
709269
|
Zona urbana
|
E.E. Olímpio Procópio
|
03
|
Eliane
Cristina de Lima
|
709493
|
Zona rural
|
Faz. Riacho da Madeira
|
04
|
Francisca
Marilene de Melo
|
709023
|
Zona urbana
|
E. Mul. Marta Bezerra
|
05
|
Maria
da Conceição Varela
|
709474
|
Zona urbana
|
E.E. Olímpio Procópio
|
06
|
Maricelma
Felix da Silva
|
709116
|
Zona urbana
|
CRAS
II
|
07
|
Irani
de Abreu Silva
|
709086
|
Zona urbana
|
E.E. Olímpio Procópio
|
08
|
Régia
Lúcia Marques
|
708965
|
Zona rural
|
Faz.
Tabuleirinho
|
09
|
Zuelda
Sales de Figueiredo
|
708998
|
Zona rural
|
Assentamento 03 de agosto
|
EXPERIÊNCIA MARCANTE
Uma experiência marcante
foi na turma da alfabetizadora Maricelma Felix da Silva, quando um dos alunos
depois de três meses o senhor Nicolino Fernandes aprendeu a escrever seu nome e
no mês de Dezembro na confraternização da turma, ele me presenteou com uma
toalha de rosto com meu nome escrito com cola colorida, depois de fazer a arte
ele me deu de presente, foi emocionante.
ALFABETIZADORA
ESFORÇADA
Dos nove alfabetizadores,
todos eles tiveram o desempenho esperado, mas tendo em vista que devemos
destacar um alfabetizador mais esforçado, em nosso caso, uma alfabetizadora,
Zuelda Sales de Figueiredo, que atuou no Assentamento 03 de Agosto, na zona
rural do município de Lajes/RN.
O destaque é dado a ela
por sua dedicação, esforço e motivação para os assentados participarem, levando
sua garrafa de café todas as noites. Dos 10 (dez) alfabetizandos, 03
conseguiram desenvolver a leitura de textos simples e a escrita de palavras e
frases. Dificilmente estavam presentes só os matriculados, quase todas as
noites também se faziam presentes de dois a cinco ouvintes para participar das
aulas.
Algumas imagens da turma de Zuelda:
Entrega
do Livro
Zuelda e uma aluna escrevendo no quadro
Marcos (canto da sala) visitando a turma de Zuelda.
Zuelda e uma aluna escrevendo no quadro
Marcos (canto da sala) visitando a turma de Zuelda.
UMA LIÇÃO DE
VIDA
E uma das muitas lições que presenciamos a que
me chamou muito a atenção era chegar à turma da alfabetizadora Zuelda e
encontrar 12, 13 e até 15 alunos, em sua maioria adultos e idosos, que passavam
o dia inteiro trabalhando na roça, mas quando dava 07:00 horas da noite lá
estavam eles vinham eles chegando à sede da Associação para aprender a ler e a
escrever.
Fotos de atividades em grupo da turma de Zuelda Sales
Fotos de atividades em grupo da turma de Zuelda Sales
UMA AVENTURA
No acompanhamento dessas
turmas pudemos presenciar várias aventuras que vão marcar por muito tempo as
nossas vidas, isso nos faz destacar uma aventura marcante, que foi uma
expedição aos vários pontos turísticos de Natal, Cajueiro de Pirangi, Forte dos
Reis magos e o Parque das Dunas, fruto do Projeto dos Pontos turísticos de Natal/RN.
A turma no Forte dos Reis magos
No Cajueiro de Pirangi
Na chegada do Cajueiro
Dentro do museu do Parque das Dunas
A turma no Forte dos Reis magos
No Cajueiro de Pirangi
Na chegada do Cajueiro
Dentro do museu do Parque das Dunas
UMA SITUAÇÃO
PARA ESQUECER
Tendo em vista que haverá
momentos que dificilmente serão esquecidos, há também alguns poucos momentos para
esquecermos. Por exemplo, quando eu ouvia* duas colegas alfabetizadoras dizendo
(às escondidas) que “não tinha pra que
esses encontros de quinze em quinze dias”, referindo-se ao encontro de
formação continuada das turmas em Lajes/RN, e outro fato triste que aconteceu
por umas cinco vezes era quando algumas alfabetizadoras chegavam atrasados na
escola, e isso fazia com que os alfabetizandos ficassem esperarando pelo
alfabetizador.
* Esse comentário chegava até minha pessoa por meio de outra
alfabetizadora.
UM
APRENDIZADO
Em todos esses momentos
para lembrar e esquecer, eu aprendi que nunca é tarde para aprender, e mesmo
com dificuldades diversas, encontramos norte-rio-grandenses que se esforçam
para aprender a ler, nem que seja um pouco. Além disso, não se aprende somente
na sala de aula da escola.
Queremos também destacar
duas aulas que aconteceram fora da classe: uma no lixão – sobre reciclagem e
outra no Tele centro, sobre o computador planejadas pelas alfabetizadoras:
Conceição Varela e Bruna Thatiane.
Visita da turma de Conceição Varela ao Telecentro –
Lajes/RN
MINHA
CONTRIBUIÇÃO NA REDUÇÃO DO ANALFABETISMO
Minha contribuição para a
redução do analfabetismo no RN foi simples, mas coerente. Sou consciente que
pude participar e cumprir com meus deveres de coordenador-alfabetizador até
mesmo em momentos de desânimo por me deparar com problemas estruturais no funcionamento
das turmas e de alunos questionando se “não vai ter exame de vista porque a
vista está ruim”, como diziam alguns deles, e eu respondia que por enquanto não
sabia dizer se ia ou não haver exame de vista. São situações como essas que me
deixavam com um aperto no coração, mas eu refletia e via diante de mim o dever
de continuar a estimular os alfabetizadores e alfabetizandos a permanecerem
firmes na jornada do aprendizado.
MENSAGEM FINAL
E assim, finalizo dizendo
que todos os esforços para contribuir com a redução do analfabetismo em nosso
estado serão poucos, uma vez que muitas são as dificuldades que lutam contra os
alunos: problemas de visão, cansaço, trabalho e até necessidades alimentícias
estão entre os problemas que devem entrar na agenda para serem eliminados
juntamente com o analfabetismo.
ANEXO – 1
Nº de alunos inscritos na 10ª etapa
|
Nº de alunos que concluíram a 10ª etapa
|
Nº de alunos alfabetizados
|
Nº de alunos não-alfabetizados
|
Desistentes
|
Motivos*
|
||
Masc.
|
Fem.
|
Masc.
|
Fem.
|
||||
116
|
102
|
09
|
22
|
26
|
45
|
14
|
Cansaço
Trabalho
Doença
|
Outros motivos: Problemas de visão; Afastamento
para cuidar de familiares doentes e
mudança de domicílio.
ANEXO – 2
Registro das falas de alguns alfabetizandos
Alfabetizadora
Comentário feito
por um dos alfabetizando:
|
Bruna Thatiane L. dos Santos
“o programa é muito bom porque ajuda a
escrever”.
|
Célia Maria dos S. de Lima
“é uma ajuda pra nós aprender a ler e
a escrever”.
|
Eliane Cristina de Lima
“o programa vem pra valorizar a gente
adulto”.
|
Francisca Marilene de Melo
“é uma felicidade e deve continuar, a
gente quer aprender mais”.
|
Maria da Conceição Varela
“a alfabetização é uma oportunidade
nova pra nós que não teve chance quando era novo”.
|
Maricelma Felix da Silva
“gosto muito das aulas, não é pra
terminar não, porque vai fazer falta”.
|
Irani de Abreu Silva
“é uma boa, eu (a gente) aprende muita
coisa, só é difícil pra nós pela cabeça cançada”.
|
Régia Lúcia Marques
“é muito bom, tô com pena porque vai
acabar, mas tomara que venha outra turma”.
|
Zuelda Sales de Figueiredo
“falar do programa é agradecer a todo
mundo por ele, porque nós que é pobre e num sabe lê tem que aprender”.
|
ANEXO – 3
RESULTADO FINAL POR ALFABETIZADOR
Alfabetizadora
|
Alunos
inscritos
|
Alunos
Concluintes
|
Alunos
alfabetizados
|
Alunos não
alfabetizados
|
Alunos
desistentes
|
Motivos
|
Bruna Thatiane L. dos Santos
|
14
|
13
|
03
|
10
|
01
|
|
Célia Maria dos S. de Lima
|
16
|
16
|
06
|
09
|
01
|
|
Eliane Cristina de Lima
|
07
|
07
|
03
|
04
|
--------
|
|
Francisca Marilene de Melo
|
16
|
11
|
02
|
09
|
05
|
|
Maria da Conceição Varela
|
16
|
15
|
03
|
12
|
01
|
|
Maricelma Felix da Silva
|
14
|
09
|
03
|
06
|
05
|
|
Irani de Abreu Silva
|
14
|
14
|
05
|
09
|
---------
|
|
Régia Lúcia Marques
|
09
|
09
|
03
|
06
|
---------
|
|
Zuelda Sales de Figueiredo
|
10
|
09
|
03
|
06
|
01
|
Motivos de
desistências:
Cansaço
do trabalho diário;
Problemas
de visão, não ter condições de comprar óculos;
Afastamento
para cuidar de familiares doentes;
Preferir
ficar em casa (suspeita de ser por causa das novelas);
Mudança
de domicílio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário