sexta-feira, 23 de maio de 2014

RELATÓRIO da 10ª ETAPA do PBA/RN Alfabetizado



GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - SEEC
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
PROGRAMA RN ALFABETIZADO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY


RELATÓRIO DE CONCLUSÃO – TURMAS DE LAJES/RN
10ª ETAPA

Marcos Antonio Nunes
Coordenador alfabetizador

MAIO – 2014 LAJES/RN

APRESENTAÇÃO

O presente relatório contem recortes da 10ª edição do Programa RN Alfabetizado 2013/2014, o qual traz nas páginas a seguir a relação dos alfabetizadores e suas turmas na cidade de Lajes/RN, são 09 (nove) turmas, 06 (seis) na zona urbana e 03 (três) na zona rural. Veremos que os alfabetizadores se esforçaram para desenvolver adequadamente suas funções e por isso houve experiências marcantes, e nessas experiências, houve uma alfabetizadora que se destacou pelo empenho e dedicação nas atividades.
Esta etapa proporcionou várias lições de vida, assim como aventuras para serem lembradas e também o que se deve esquecer. Tivemos bons aprendizados o que de certo modo contribuiu para a redução do analfabetismo em nosso estado e assim chegamos com saudades ao fim desta etapa.

RELAÇÃO DE ALFABETIZADORES – Lajes/RN



Alfabetizadora
Código da
Turma
Local da turma
Ambiente de funcionamento
01
Bruna Thatiane L. dos Santos
709069
Zona urbana
E.E. Olímpio Procópio
02
Célia Maria dos S. de Lima
709269
Zona urbana
E.E. Olímpio Procópio
03
Eliane Cristina de Lima
709493
Zona rural
Faz. Riacho da Madeira
04
Francisca Marilene de Melo
709023
Zona urbana
E. Mul. Marta Bezerra
05
Maria da Conceição Varela
709474
Zona urbana
E.E. Olímpio Procópio
06
Maricelma Felix da Silva
709116
Zona urbana
CRAS II
07
Irani de Abreu Silva
709086
Zona urbana
E.E. Olímpio Procópio
08
Régia Lúcia Marques
708965
Zona rural
Faz. Tabuleirinho
09
Zuelda Sales de Figueiredo
708998
Zona rural
Assentamento 03 de agosto


EXPERIÊNCIA MARCANTE

Uma experiência marcante foi na turma da alfabetizadora Maricelma Felix da Silva, quando um dos alunos depois de três meses o senhor Nicolino Fernandes aprendeu a escrever seu nome e no mês de Dezembro na confraternização da turma, ele me presenteou com uma toalha de rosto com meu nome escrito com cola colorida, depois de fazer a arte ele me deu de presente, foi emocionante.
Foto da entrega do presente – turma de Maricelma (Marcos Antonio e seu Nicolino):

ALFABETIZADORA ESFORÇADA

Dos nove alfabetizadores, todos eles tiveram o desempenho esperado, mas tendo em vista que devemos destacar um alfabetizador mais esforçado, em nosso caso, uma alfabetizadora, Zuelda Sales de Figueiredo, que atuou no Assentamento 03 de Agosto, na zona rural do município de Lajes/RN.
O destaque é dado a ela por sua dedicação, esforço e motivação para os assentados participarem, levando sua garrafa de café todas as noites. Dos 10 (dez) alfabetizandos, 03 conseguiram desenvolver a leitura de textos simples e a escrita de palavras e frases. Dificilmente estavam presentes só os matriculados, quase todas as noites também se faziam presentes de dois a cinco ouvintes para participar das aulas.  
Algumas imagens da turma de Zuelda:
Entrega do Livro 
Zuelda e uma aluna escrevendo no quadro
 Marcos (canto da sala) visitando a turma de Zuelda.

UMA LIÇÃO DE VIDA

 E uma das muitas lições que presenciamos a que me chamou muito a atenção era chegar à turma da alfabetizadora Zuelda e encontrar 12, 13 e até 15 alunos, em sua maioria adultos e idosos, que passavam o dia inteiro trabalhando na roça, mas quando dava 07:00 horas da noite lá estavam eles vinham eles chegando à sede da Associação para aprender a ler e a escrever.
Fotos de atividades em grupo da turma de Zuelda Sales

UMA AVENTURA

No acompanhamento dessas turmas pudemos presenciar várias aventuras que vão marcar por muito tempo as nossas vidas, isso nos faz destacar uma aventura marcante, que foi uma expedição aos vários pontos turísticos de Natal, Cajueiro de Pirangi, Forte dos Reis magos e o Parque das Dunas, fruto do Projeto dos Pontos turísticos de Natal/RN.
 A turma no Forte dos Reis magos
             No Cajueiro de Pirangi
 Na chegada do Cajueiro
                             Dentro do museu do Parque das Dunas
 

UMA SITUAÇÃO PARA ESQUECER

Tendo em vista que haverá momentos que dificilmente serão esquecidos, há também alguns poucos momentos para esquecermos. Por exemplo, quando eu ouvia* duas colegas alfabetizadoras dizendo (às escondidas) que “não tinha pra que esses encontros de quinze em quinze dias”, referindo-se ao encontro de formação continuada das turmas em Lajes/RN, e outro fato triste que aconteceu por umas cinco vezes era quando algumas alfabetizadoras chegavam atrasados na escola, e isso fazia com que os alfabetizandos ficassem esperarando pelo alfabetizador.
* Esse comentário chegava até minha pessoa por meio de outra alfabetizadora.

UM APRENDIZADO

Em todos esses momentos para lembrar e esquecer, eu aprendi que nunca é tarde para aprender, e mesmo com dificuldades diversas, encontramos norte-rio-grandenses que se esforçam para aprender a ler, nem que seja um pouco. Além disso, não se aprende somente na sala de aula da escola.
Queremos também destacar duas aulas que aconteceram fora da classe: uma no lixão – sobre reciclagem e outra no Tele centro, sobre o computador planejadas pelas alfabetizadoras: Conceição Varela e Bruna Thatiane. 
 Visita ao lixão na cidade de Lajes/RN
Visita da turma de Conceição Varela ao Telecentro – Lajes/RN
 
MINHA CONTRIBUIÇÃO NA REDUÇÃO DO ANALFABETISMO
                
Minha contribuição para a redução do analfabetismo no RN foi simples, mas coerente. Sou consciente que pude participar e cumprir com meus deveres de coordenador-alfabetizador até mesmo em momentos de desânimo por me deparar com problemas estruturais no funcionamento das turmas e de alunos questionando se “não vai ter exame de vista porque a vista está ruim”, como diziam alguns deles, e eu respondia que por enquanto não sabia dizer se ia ou não haver exame de vista. São situações como essas que me deixavam com um aperto no coração, mas eu refletia e via diante de mim o dever de continuar a estimular os alfabetizadores e alfabetizandos a permanecerem firmes na jornada do aprendizado.

MENSAGEM FINAL

E assim, finalizo dizendo que todos os esforços para contribuir com a redução do analfabetismo em nosso estado serão poucos, uma vez que muitas são as dificuldades que lutam contra os alunos: problemas de visão, cansaço, trabalho e até necessidades alimentícias estão entre os problemas que devem entrar na agenda para serem eliminados juntamente com o analfabetismo. 

ANEXO – 1

Nº de alunos inscritos na 10ª etapa
Nº de alunos que concluíram a 10ª etapa
Nº de alunos alfabetizados
Nº de alunos não-alfabetizados


Desistentes



Motivos*

Masc.

Fem.

Masc.

Fem.

116


102

09


22


26


45


14

Cansaço
Trabalho
Doença

Outros motivos: Problemas de visão; Afastamento para cuidar de familiares doentes e
mudança de domicílio.
ANEXO – 2
Registro das falas de alguns alfabetizandos

Alfabetizadora
Comentário feito por um dos alfabetizando:

Bruna Thatiane L. dos Santos

“o programa é muito bom porque ajuda a escrever”.
Célia Maria dos S. de Lima

“é uma ajuda pra nós aprender a ler e a escrever”.
Eliane Cristina de Lima

“o programa vem pra valorizar a gente adulto”.
Francisca Marilene de Melo

“é uma felicidade e deve continuar, a gente quer aprender mais”.
Maria da Conceição Varela
“a alfabetização é uma oportunidade nova pra nós que não teve chance quando era novo”.
Maricelma Felix da Silva

“gosto muito das aulas, não é pra terminar não, porque vai fazer falta”.
Irani de Abreu Silva
“é uma boa, eu (a gente) aprende muita coisa, só é difícil pra nós pela cabeça cançada”.
Régia Lúcia Marques

“é muito bom, tô com pena porque vai acabar, mas tomara que venha outra turma”.
Zuelda Sales de Figueiredo
“falar do programa é agradecer a todo mundo por ele, porque nós que é pobre e num sabe lê tem que aprender”.

ANEXO – 3
RESULTADO FINAL POR ALFABETIZADOR


Alfabetizadora

Alunos
inscritos
Alunos
Concluintes
Alunos
alfabetizados
Alunos não
alfabetizados
Alunos
desistentes

Motivos
Bruna Thatiane L. dos Santos
14
13
03
10
01

Célia Maria dos S. de Lima
16
16
06
09
01

Eliane Cristina de Lima
07
07
03
04
--------

Francisca Marilene de Melo
16
11
02
09
05

Maria da Conceição Varela
16
15
03
12
01

Maricelma Felix da Silva
14
09
03
06
05

Irani de Abreu Silva
14
14
05
09
---------

Régia Lúcia Marques
09
09
03
06
---------

Zuelda Sales de Figueiredo
10
09
03
06
01


Motivos de desistências:
Cansaço do trabalho diário;
Problemas de visão, não ter condições de comprar óculos;
Afastamento para cuidar de familiares doentes;
Preferir ficar em casa (suspeita de ser por causa das novelas);
Mudança de domicílio.

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