Aconteceu na Escola Mul. Dr. Eloy de Souza em Lajes/RN, no dia 26 de Setembro de 2014, o encontro com os alfabetizadores do Programa RN Alfabetizado e PBA - com o objetivo de desenvolver planejamentos unificados para as 21 turmas de alfabetização em nosso município.
Segue a programação que foi dividida em três momentos:
PROGRAMA RN
ALFABETIZADO
ALFABETIZAÇÃO DE
JOVENS ADULTOS E IDOSOS – AJAI
COORDENAÇÃO DAS
TURMAS DE LAJES/RN
1º
Encontro de Planejamento Coletivo
ALFABETIZADORA: _____________________________________________
Coordenadores: Bruna
Thatiane, Iraci de Abreu e Marcos Antonio
Temática geral: IDENTIDADE do ALUNO e as ELEIÇÕES 2014
Assunto
01 – A identidade do aluno do programa
de alfabetização.
Problematização:
Quem é o meu aluno/a? Qual a sua idade? Com quem ele/a mora? Onde ele
mora? O que ele/a (não) gosta de fazer – de aprender?
(cidadão – eleitor)
Sugestão
de atividade escrita: Construir ÁRVORE GENEALÓGICA do aluno.
Sugestão
de atividade numérica: Identificar a data de nascimento: dia, mês e ano.
Assunto
02 – Conhecendo os cargos da eleição de
2014.
Problematização:
Por que é importante votar? Quem são os cargos que estão sendo disputados?
O que faz um presidente? Senador?
Governador? Deputado federal/estadual?
Sugestão
de atividade escrita: Escrever o nome do eleitor.
Sugestão
de atividade numérica: Saber quantos são os cargos nesta eleição.
Assunto
03 – Reconhecendo os dados do título de
eleitor.
Problematização:
Para que serve o título de eleitor? O que é uma seção/zona eleitoral? Quem são as pessoas que trabalham numa seção? O que
acontece com quem não votar?
Sugestão
de atividade escrita: Identificar o local de votação e escrever o nome do
eleitor.
Sugestão
de atividade numérica: Saber quantos números/dígitos são para cada cargo.
Avaliação
geral: REALIZAR UMA ELEIÇÃO SIMBÓLICA.
Lajes/RN, Setembro de 2014.
OBSERVAÇÃO
As atividades sugeridas são voltadas exclusivamente para os alunos que não sabem escrever, para os que já conseguem escrever as primeiras letras o professor deverá modificar a atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário